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5 dicas para alcançar boas taxas de abertura de e-mail marketing

 taxas de abertura de e-mail

O e-mail marketing é uma ferramenta popular e eficiente, tanto que diversas empresas de sucesso utilizam essa estratégia em suas ações de marketing digital.

E se antes o e-mail marketing era sinônimo de mensagens agressivas de vendas, hoje, com os novos conceitos de inbound marketing, essa ferramenta se tornou um meio de divulgar conteúdo relevante sobre o universo do seu negócio, estabelecer um relacionamento com o seu cliente e converter leads.

Mas para que tudo isso aconteça é preciso que o usuário… abra o seu e-mail! Se esse é um desafio para você, leia este post e descubra 5 dicas para alcançar boas taxas de abertura de e-mail marketing.

1. Capriche no assunto do e-mail

O assunto é um dos principais responsáveis pela abertura de um e-mail, afinal, ele é primeiro contato do seu público com o tema abordado e se ele não for atrativo, provavelmente seu e-mail será encaminhado para a lixeira antes da abertura.

Mas como criar um assunto chamativo? Bem, isso depende dos seus objetivos, posicionamento de marca e público-alvo, mas existem algumas recomendações. Explore no assunto valores como a curiosidade e a relevância, deixando claro que aquele e-mail é interessante – seja por resolver um problema, suprir uma necessidade ou lidar com algum desejo.

Da mesma forma, evite assuntos longos, pontuações, palavras e expressões negativas que podem fazer com que seu e-mail vire um spam.

2. Produza e envie conteúdo relevante

Imagine receber um e-mail de uma empresa, que não trata de um assunto relevante para você, não traz um conteúdo construtivo e nem informações atrativas, apenas tenta lhe vender um produto. Qual a chance de você abrir novamente um e-mail dessa empresa? Nenhuma!

Convencer um cliente a abrir seu e-mail marketing pela primeira vez já é um desafio, portanto se você o convenceu, mantenha-o interessado lhe oferecendo conteúdo de qualidade. Assim, você consegue manter boas taxas de abertura de e-mail ao longo do tempo.

3. Invista em listas de qualidade e segmentação para melhorar as taxas de abertura de e-mail

Não adianta montar um e-mail com um assunto chamativo e conteúdo relevante se ele for enviado para as pessoas erradas.

Para que a estratégia funcione, é preciso que ela atinja o público para o qual foi desenvolvida. Em outras palavras, seu mailing deve ter leads qualificados, com o perfil que você precisa, seja em suas necessidades, interesses, localização geográfica, condição financeira, etc.

Além disso, é importante segmentar sua lista de acordo com as suas campanhas, para que seu público receba e-mails cada vez mais relevantes e bem direcionados.

4. Defina a frequência e faça envios em horários estratégicos

O horário e frequência dos disparos são fatores que impactam diretamente nas taxas de abertura de e-mail.

No que diz respeito ao horário, estude o comportamento do seu público e dispare o e-mail marketing no horário em que existe maior propensão de que ele seja visto.

Quanto à frequência, preze pelo equilíbrio. E-mails excessivos irritam o cliente e levam ao cancelamento da inscrição (opt-out) ou a sinalização como spam. Por outro lado, poucos e-mails podem fazer a marca cair no esquecimento.

5. Adapte o e-mail para visualização mobile

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 80,4% dos usuários brasileiros acessam a internet por meio de smartphones. Isso significa que o seu conteúdo deve ser adaptado para a visualização mobile.

Crie sempre e-mails responsivos, para que todos os usuários da sua base possam acessar o conteúdo sem problemas de carregamento, layout desalinhado ou perda de informação.

Não existe uma receita pronta para ter sucesso com o e-mail marketing, mas essas dicas são um começo para você alcançar boas taxas de abertura de e-mail. O importante é sempre realizar testes e medições e fazer ajustes na estratégia quando necessário.

Como andam as suas taxas de abertura de e-mail marketing? Você já aplica alguma dessas dicas? Compartilhe suas experiências nos comentários!

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