Receba dicas grátis!

4 razões para pequenas empresas investirem em marketing de conteúdo

As pequenas e microempresas brasileiras representam mais de 25% do PIB do país. Isso mostra que empreendimentos desse porte têm uma importância significativa para toda a economia. Ao mesmo tempo, isso também denota que há uma competição cada vez mais intensa.

Sendo assim, as pequenas empresas precisam buscar formas de se diferenciar e de conquistar resultados melhores. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser um dos pontos mais importantes de diferenciação.

Veja 4 motivos para investir nessa abordagem:

1. O marketing de conteúdo custa menos do que o tradicional

Um dos grandes empecilhos de uma pequena empresa consiste no orçamento reduzido. É bastante comum que uma organização de porte menor não tenha tanto orçamento para destinar ao marketing, então é necessário buscar alternativas mais baratas.

Nesse caso, o marketing de conteúdo surge como uma possibilidade a ser considerada. Essa estratégia custa cerca de 60% a menos do que o marketing tradicional ou outbound. De quebra, ele gera 3 vezes mais leads.

Isso quer dizer que é bastante possível fazer mais com menos, economizando e gerando mais oportunidades, o que é especialmente vantajoso para esse tipo de negócio.

2. A taxa de conversão aumenta

Se há mais leads, há também mais oportunidades para que pequenas empresas fechem negócio. O esforço de conteúdo é importante não apenas nesse sentido, mas também porque traz autoridade para o empreendimento, fazendo com que ele seja mais persuasivo.

De fato, quem adota o marketing de conteúdo tem uma taxa de conversão 6 vezes mais elevada do que quem não o adota. Isso aumenta o faturamento do empreendimento e faz com que ele consiga gerar mais lucro, uma vez que essas vendas custam menos.

3. O conteúdo pode gerar oportunidades de maneira consistente

Uma das grandes vantagens do conteúdo produzido é que ele não morre uma vez que é publicado. Se ele for do tipo evergreen — ou seja, caso ele se trate de um assunto que não fica obsoleto com o tempo —, ele continuará gerando oportunidades e atraindo tráfego.

Esse tipo de postagem corresponde a 10% de todos os posts de blog e é responsável por 38% do tráfego em geral.

Além de tudo, um mesmo conteúdo pode ser convertido em vários formatos, de modo que possa gerar novas oportunidades de maneira contínua. Isso diminui o esforço e, principalmente, os custos.

4. A estratégia é cada vez mais adotada por outras pequenas empresas

De acordo com a pesquisa Content Trends 2016, 70% dos negócios pesquisados afirmaram que já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso significa que pequenas empresas que não fazem esse tipo de investimento estão sendo deixadas para trás.

Com cada vez mais competição, qualquer perda de oportunidade pode ser muito prejudicial. Se o negócio não acompanha as tendências, pode até mesmo ser jogado para fora do mercado.

Por isso, as organizações menores precisam alcançar seus concorrentes e desenvolver uma estratégia consistente e de resultado.

O marketing de conteúdo traz autoridade e oportunidades mais em conta para pequenas empresas. Assim, essa deve ser uma estratégia que faz parte do portfólio de atuação do empreendimento se a intenção é progredir cada vez mais.

Tem alguma pergunta ou comentário sobre esse assunto? Participe do debate!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons